quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tão "INIMIGOS" que eles eram ...

                                                                                                                                                               14


Mais um mimo do malabarista Rebelo :

"Após uma recente e agradável conversa com Carlos Carrão, começo até a acreditar que o principal responsável pelo status quo pode até nem ser ele. Há na autarquia e fora dela muito boa gente, eleita ou não, a quem interessa sobremaneira que se mantenha o presente descalabro local..."

Como se um simples "peão", bem fraquinho por sinal, pouco mais que comissário para os passeios do "tintol e bailarico" pudesse ser o principal responsável do descalabro, do esbanjamento e da dívida.

A hercúlea e impossível tarefa de branquear as responsabilidades efectivas, reais, indisfarçáveis, de Relvas (o ideólogo) e de Paiva (o executante), conduzem o afilhado Rebelo e o seu remanescente heterónimo aos píncaros do ridículo.



Para além de ser, entre outros, um dos "bonecos articulados e movidos a cordel" da máquina de votar que assegurava as votações maioritárias que viabilizavam os projectos inúteis e megalómanos de Relvas e Paiva, o que é que o "desgraçado" do Carrão tem a ver com o que lhe era imposto pelo "papá" e pela "mamã" ???

Será que foi ele a propor e a decidir:

- o esbanjamento de centenas de milhares de euros a descaracterizar a Praça da República e grande parte do centro histórico da cidade ?

- o esbanjamento de mais de 10 MILHÕES de euros para acabar com o estádio municipal e construir um acanhado pavilhão sobre um parque de estacionamento anfíbio, onde a coluna de água supera 1,60 mts de altura quando as bombas desligam para descanso?

- a descaracterização do Mouchão Parque?

- a fechar o trânsito a ligeiros em um dos sentidos, antes de haver alternativas ?

- a deixar o mercado municipal chegar a condições de higiene, segurança e salubridade só comparáveis ao que se vê nos países mais pobres de África ?

- a avançar com o "elefante branco" da Levada ?

- a fazer um contrato ruinoso (se for só isso) com a Bragaparques que conduziu a uma dívida de 6,5 milhões de euros + juros, batata quente que restou para a fraca epiderme do "bem preparado" presidente Carrão, tal qual afirmou o "estadista" na célebre entrevista, milagrosa e mágica, do afilhado ao "belzebu" padrinho ?

- a esbanjar cerca de 3 MILHÕES de euros na Ponte do Flecheiro, onde passam "meia dúzia" de carros por hora, sem resolver os problemas do trânsito na cidade, antes os agravando ?
etc. , etc. , etc, ...

Será que é (ou podia ser) da responsabilidade dele :

- o adiamento da resolução do problema da iluminação pública nas freguesias rurais ?

- o imobilismo de quase 12 anos no arranque dos trabalhos da revisão do PDM que parecem não ter fim ? Lembram-se quando em 1997 o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa veio apresentar um livro do Paulino nos ex-refeitórios da Mendes Godinho e o classificou como um "cientista do urbanismo em Portugal" ?

- a aberração de os quadros da Câmara terem cada vez mais técnicos desnecessários e inúteis, em detrimento de operacionais voltados para a manutenção da cidade e das freguesias rurais - jardins, sanitários públicos, higiene e limpeza das ruas e arruamentos ?

- a crescente burocratização e consequente corrupção nos serviços, designadamente no DAU ?

- o trabalho "zero" na desmaterialização de processos burocráticos e papeladas, visando facilitar a vida aos cidadãos e dar combate a uma das causas da corrupção ?

- o afugentar de investidores e o mau tratamento ostensivo dado aos empresários tomarenses (e outros) instalados, muitas vezes fundamentado na mais ignóbil e mesquinha inveja, como tive oportunidade de presencialmente testemunhar ?
etc. , etc. , etc. ...

Coitado do filhote político Carrão, ainda por cima bastardo, pois nem sequer pertencia à burguesia local que ( salvo honradíssimas excepções) transitara da ANP ou do simples situacionismo da ditadura para o PSD e o CDS. Ele que apenas foi repescado do PRD e era um pacato colaborador de Manuel de Freitas Lopes & Cª, Lda. 

Como pode o informado afilhado, "nino prenhe de mundo", sem ser a troco de qualquer promessa de eventual futuro protagonismo e penacho, prestar-se a tão vis papéis ?
O que justifica mais este "mortal encarpado" ?
Vão ler tudo o que ele escreveu sobre o Carrão na sua "Folha do Relvas", desde a suspensão do mandato do Corvêlo até esta "recente e agradável conversa".
E avaliem o carácter deste indivíduo como político, como comentarista, como "fazedor de opinião".

O que pode ser senão um TROCA TINTAS ?
Que se dispõe a tudo. Que defende e renega, como aconteceu com Sócrates. Que enterra e desenterra, como está a acontecer com Carrão.

Esperemos pelo dia em que o actual padrindo lhe dê um chuto no traseiro ou seja arredado do poder. Esperemos...
O figurão arranja logo novo padrinho, diz cobras e lagartos do anterior, faz-lhe um julgamento sumário, "bate com a mão no peito" e arranja um novo protector, que, tal como os antecedentes, o façam vislumbrar holofotes e penacho.

Acabam por ser dignos de dó. Ele e os que o usam.


PS - E as hilariantes "profissões de fé" do dito cujo no 25 de Abril, que ele esconjura diáriamente atacando-o naquilo que de mais importante significou para o Povo - saúde, segurança social e educação ?

Hipocrisia e desvergonha, para além da água benta, cada um toma a que quer...

VL

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião só o responsabiliza a si, mesmo que dada com recurso ao anonimato.
Por essa razão, nenhum comentário será censurado. Todos serão publicados, sem excepção. Por mais insultuosos e repugnantes que possam ser, em relação a quem a quem quer que seja.
Só os seus autores sairão emporcalhados.
O julgamento e a sentença moral e cívica caberá aos leitores, exclusivamente.